Confira 8 maneiras de decorar a casa no estilo retrô sem cair na mesmice

Quer decorar a casa no estilo retrô, mas não faz ideia por onde começar? Primeiro de tudo: descubra o tema e a época que mais lhe agradam. Em seguida, tenha sempre em mente que as possibilidades de decoração inspiradas no passado são muitas e não se restringem apenas aos anos 50, como muitos acreditam. Décadas anteriores ou até mesmo depois dos anos dourados, como 60 e 70, oferecem ótimas referências para quem quer compor um ambiente cheio de charme. Portanto, vale identificar qual estilo mais combina com sua personalidade. Veja a nossa seleção abaixo!

Candy Colors
Tons pastel caem super bem na casa dos amantes dos anos 50, que querem trazer ainda mais romantismo ao seu lar. As cores são perfeitas para cozinhas e salas de estar. Vale apostar tanto na tonalidade das paredes, quanto dos móveis e objetos. Estampas florais e poás clarinhos vão super bem nos detalhes.

1

Cinema clássico
A sofisticação do cinema clássico também pode inspirar a decoração de algum cômodo de sua casa. Que tal apostar em peças com fotos de seus atores preferidos na sala de televisão ou mesmo em seu quarto? Marilyn Monroe, Glenn Ford, Audrey Hepburn, James Dean… Só escolher seu preferido!

4

Kitsch Chic
Apesar do termo de origem alemã – Kitsh – ser usado para caracterizar objetos de mau gosto, esse estilo tem como principal característica a extravagância e o bom humor – usados de forma positiva. Muitas cores, estampas e misturas de objetos vintage e retrô garantem certa sofisticação ao que poderia até ser considerado “cafona”.

2

Pop Art

A corrente artística que surgiu no final dos anos 50 também pode servir de referência para compor um ambiente alegre e jovial. Tanto os quadros inspirados nas obras de Andy Warhol, como móveis e objetos ultra-coloridos garantem personalidade ao ambiente. Que tal uma sala de jogos Pop?

Provençal
Como o próprio nome já sugere, essa decoração é originária de Provença, no sul da França – uma requintada região produtora de lavanda. Com elegante acabamento, os móveis produzidos por lá refletiam as mesmas características dos objetos da realeza do século 16 e 17. Portanto, tons pálidos, muita madeira, pátina, estampas delicadas e ricas em detalhes ficaram conhecidas por este nome. O estilo cai super bem em quartos e banheiros.

3

Rocker
Não tem muito segredo para adotar uma decoração rocker. A ideia é abusar da criatividade e arrumar espaço para a coleção musical, que pode incluir pôsteres, discos, cds, livros, aparelhos de som, etc. Esses objetos por si só já garantirão uma carinha rock ‘n roll ao cômodo. Vale arrematar com estampas que remetam um lado mais selvagem do gênero, como animal print, couro e cores fortes, como vermelho.

Sessentinha
Os anos 60 foram uma década de grandes mudanças sociais e comportamentais, que também se refletiram na decoração das casas. Cores que remetem à natureza, como azul, laranja e verde, ganharam grande destaque na era do flower power, assim como os objetos com um ar mais abstrato.

Fonte: Universo Retrô

Recent Posts