14 passos para ter uma sala decorada com sofisticação

A sala é praticamente o cartão de visitas da casa. Por isso, é importante que o ambiente seja confortável, aconchegante e reflita um pouco da personalidade dos moradores.

Pensando em ajudar aqueles que querem causar uma primeira boa impressão, o arquiteto Bruno Gap lista 14 dicas para decorar o cômodo com sofisticação.

Confira as orientações do especialista para ter uma sala decorada com sofisticação:

1 – Iluminação
Para ter uma sala sofisticada, invista em uma iluminação controlada por dimmer e separada por circuitos. Assim, você regula a intensidade das luzes nos interruptores, o que resulta em aconchego no ambiente.

1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2 – Forro de Geso
A sanca de gesso permite criar iluminação indireta, além de dar a sensação de que o ambiente é maior, dependendo da altura do elemento.

3 – Piso
Existem vários materiais que podem ser utilizados como piso. Limestone, mármores, tábuas corridas e tacos são alguns exemplos. Esses revestimentos nobres podem ser usados para dar um charme a mais no ambiente. O porcelanato também é uma boa opção, já que o resultado é fantástico e tem um custo menor.

4 – Móveis
Investir em móveis com desenho assinado por grandes nomes do design nacional e mundial é sempre uma boa pedida. Também vale pensar nos móveis de antiquário, que valem muito por conta da história que carregam e por serem exclusivos.

5 – Cortinas
Vale apostar nos modelos feitos de seda. O tecido é natural, tem uma textura leve e pode ser mais rústico, em alguns casos. Cortinas de linho são interessantes por sua textura. Há ainda a opção da persiana.

6 – Texturas Especiais
Seja no tapete, no piso, na parede ou até mesmo nas almofadas, sempre se deve investir em texturas. As tramas trazem uma riqueza visual para o espaço, além de sofisticação, é claro.

3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

7  – Obras de arte
Quadros, pinturas e esculturas fazem bonito no ambiente e deixam a sala bem moderna e atemporal. Fotos também são manifestações artísticas mais atuais e podem receber o mesmo tratamento que a pintura. Toda obra de arte carrega emoção e é uma manifestação da personalidade do morador.

5

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

8 – Tapetes
O tapete de seda é um material menos resistente, mas sua beleza é incontestável. O item possui um leve brilho e toque sensível.

9 – Flores e arranjos
Plantas levam frescor e vida para o ambiente. Por serem elementos decorativos transitórios, podem sempre renovar a decoração. As flores mais exóticas, especialmente, são muito sofisticadas. A orquídea dá um charme a mais no cômodo, pois é delicada.

4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

10 – Sensação de amplitude
Especialmente em ambientes pequenos, aposte nos móveis compactos e sob medida, que vão fazer o espaço render e deixá-lo mais fluido. Revestir os pisos de diferentes espaços com o mesmo material também é uma alternativa para ganhar amplitude e dar um toque de sofisticação. A integração entre os ambientes é mais uma alternativa ter espaço.

11 – Climatização de ar
Fresquinho no calor e quentinho no frio. Apostar em um bom sistema de ar-condicionado, com opção de aquecer o ambiente, é uma alternativa para lá de sofisticada, sem contar o bem-estar e conforto térmico que vai proporcionar aos moradores.

12 – Espelho
É um recurso que não só traz sofisticação para o ambiente como transmite a sensação de amplitude.

2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

13 – Automação
Se a ideia é ter ambientes elegantes, a automação é indispensável. É tudo de bom controlar a iluminação, a cortina, o som, o home theater, a TV e os outros aparelhos com apenas um toque.

14 – Cores
Os tons mais neutros são sinônimos de sofisticação. E não precisa ser sempre uma mistura monocromática. Ouse e aposte em cores mais vivas. A mistura equilibrada de tons é uma maneira bem criativa de levar elegância para os espaços.

Fonte: Revista Zapimoveis

Recent Posts